quinta-feira, 17 de agosto de 2017

Lista - 5 filmes/series que me fez pensar sobre a vida

Adoro fazer listas, listas de mercado, listas de afazeres, lista de trabalhos, listas dos melhores atores/atrizes, listas de músicas, listas de filmes...

Neste blog mesmo já tem alguns ahaha, e outros até foram apagados (nem lembro pq apaguei, mas como atualizei o blog, resolvi renovar).

De qualquer maneira o conteudo é simples e pessoal (talvez nem tanto, já que estou expondo), mas certas coisas merecem ser expostas, por que certamente alguém pode se interessar e ir atrás também.

Isso é o caso de filmes. O tema desse post.

Filmes, trilhas sonoras, fotografia, direção. O que mais presto atenção além da historia e roteiro que devem ser perfeitos, originais. Embora alguns não sejam, é de se conformar com a beleza visual que transparece maravilhosamente.

Essa lista é particular, não segue uma ordem e comporta um equilíbrio entre a fotografia, simbolismo, roteiro, história, direção e trilha sonora. Além de que passam a ser meus preferidos para o momento. Filmes e series que me plantou sementes de mudanças, transformações pessoais e emocionais, chorei, sorri e ainda estou refletindo bastante.

Seguimos:

1- Okja



Já tem um tempo que venho mudado meu pensamento em relação a carne. Embora não consiga parar, tenho consciência que empresas e mais empresas (muitas já monopolizadas só não ve quem não quer ) ganham horrores por uma coisa que não é de extrema necessidade do ser humano. Existe muita discussão sobre o tema, ser ou não ser vegetariana? Matar ou não matar o animal? Questões que não vem a ser discorrido neste post. Mas o filme me faz pensar muito em relação a isso, e tudo aquilo que nos faz questionar, merece ser questionado, discutido e refletido por todos. Não para causar intriga, e sim para mudar e melhorar o comportamento. Aceito criticas e debates em relação a isso nos comentários! Fico a disposição para ler argumentos e dar os meus, se for o caso.


2- Big Little Lies



Fiquei chocada! A serie é baseada no romance homônimo de Liane Moriarty. Ainda não li o livro, mas esta na minha outra lista de leituras fictícias, por que quando vale a pena ler, não importa se demora um pouco.
Essa serie, traz consigo tanto simbolismo que achei genial a composição, por exemplo, em uma cena que tem uma briga com cortes de cenas das ondas batendo nas pedras com força. Aquilo, foi simplesmente intenso, impactador.
Se for pensar mais ainda em símbolos, em todo instante os personagens estão olhando o mar, passando pelo mar, pensando entre o vai e vem das ondas do mar. E como significado simbólico, segundo o site simbolos:
"O mar simboliza a dinâmica da vida, os nascimentos, as transformações, a morte, e os renascimentos. O movimento das ondas do mar simbolizam o estado transitório da vida, a ambivalência entre a realidade e as possibilidades de realidade, representa a incerteza, a dúvida, a indecisão, podendo levar tanto ao bem como ao mal. Por isso, o mar simboliza tanto a vida como a morte."
Bem, acho que o significado já explica o dilema discutido na serie.

3- Capitão Fantastico



Esse filme, é o que mais tem me mudando em relação a muitas coisas...
Ele é bem colorido, alegre, divertido e critico. Me senti nostálgica, pensativa e desejando poder algum dia participar de alguma experiencia parecida. Eu fiquei encantada.
Para quem viu provavelmente se questiona se aquele estilo de vida dá realmente certo. Certamente fiquei encantada, mas claro que tive a mesma duvida. Alguém ja tentou e sobreviveu para contar? haha
Porque amei o filme? Ele é questionador sobre o estilo de vida consumista, tem natureza e uma utopia que te faz encarar a duvida do que você acha que seria bom para você e o mundo.


4- The Oa



Essa serie é linda! Eu chorei "caralhas" no final. É uma serie diferente, uma ideia brisada haha Mas eu gosto muito de coisas malucas, porquê te faz querer compreender aquilo que é lúdico, te emociona por ser diferente do que já se viu, te ensina a ser sensível através da arte, dos movimentos, da historia. Eu me sensibilizei, com o sobrenatural que te transporta para além do que pode ser a morte.
A serie deixa duvidas que ainda não foram explicadas, mas foi confirmada uma 2° temp. que deve explicar. E aquilo que não se explica a gente cria teorias e ta tudo certo. kkk

5- Escolha de Sofia



Old but Gold.
Certeza que você já ouvia a expressão usada para dilemas "como a escolha de Sofia", então, é exatamente sobre esse filme!
A Escolha de Sofia é um romance de William Styron, livro publicado em 1979 e o filme que estreou em 1982.
Brilhante, lindo, cheio de referencias, expectativas, amor, ódio. Você sente aquilo que o personagem sente. Meryl Streep como sempre diva, lacradora do universo cinematográfico.
Tem uma fotografia IM-PE-CA-VEL, as cores vibrantes mostrando alegria, as cores frias sintonizadas com a tristeza.
E claro, a escolha da Sofia. Lembra sobre se colocar na pele do personagem? Você se pergunta qual seria sua escolha. O que e como essa escolha afetaria sua vida? E não só questionar sobre o contexto do dilema da Sofia, mas todos nós, como seres humanos investidos de erros e acertos, perguntamos a si mesmos que escolha tomar diante de uma duvida que pode mudar totalmente nosso rumo.