sábado, 1 de abril de 2017

A Enorme Coleção de Mapas




A coleção do mapa de David Rumsey foi iniciada há 30 anos e contem mais de 150.000 mapas. A coleção concentra-se em raros mapas do século 16 e 21 do Norte e América do Sul, bem como mapas do mundo, Ásia, África, Europa e Oceania. A coleção inclui atlas, mapas da parede, globos, geografias da escola, mapas do bolso, livros da exploração, cartas marítimas, e uma variedade de materiais cartográficos e os mapas do manuscrito. Os itens variam na data de cerca de 1550 até o presente.
A digitalização da coleção começou em 1996 e agora há mais de 75.000 itens on-line, com novas adições adicionadas regularmente. O site é gratuito e aberto ao público. Aqui os espectadores têm acesso não apenas a imagens de alta resolução de mapas que são extensivamente catalogados, mas também a uma variedade de ferramentas que permitem aos usuários comparar, analisar e visualizar itens de maneiras novas e experimentais.




Os mapas são especialmente adequados para digitalização de alta resolução devido à grande quantidade de informações detalhadas que contêm. Em sua forma original, mapas e atlas podem ser grandes, delicados e difíceis de manejar. A digitalização aumenta sua acessibilidade e, quando combinada com catálogos on-line, eles podem ser pesquisados ​​de várias maneiras. O site permite o acesso público a mapas raros que foram escondidos ou disponíveis apenas para alguns.
Materiais criados na América e que ilustram a evolução da história do país, cultura e população distinguem a coleção. A inspeção cuidadosa dos mapas revela frequentemente o crescimento e o declínio das cidades, as escavações mineiras, o desdobramento das estradas de ferro e a "descoberta" do Oeste americano por exploradores europeus. A coleção também inclui impressões europeias contendo mapas das Américas que foram influentes para cartografistas americanos, bem como mapas de outras partes do mundo distinguido por grande artesanato, significado e beleza.

David Rumsey doou todo o seu mapa físico à Universidade de Stanford, onde está alojado no David Rumsey Map Center, na Biblioteca de Stanford . O Rumsey Map Center está aberto para os dias úteis da semana das 17h às 17h e às manhãs da semana, mediante marcação. Stanford também arquiva toda a coleção de mapas digitais de Rumsey no Repositório Digital de Stanford. Rumsey continua a fazer sua coleção disponível on-line em www.davidrumsey.com