segunda-feira, 30 de outubro de 2017

Lista dos filmes mais MindFUcks ever


Aquela lista que não precisa ter filmes bons ou bem gravados, mas só de você ficar pensando por dias, refletindo sobre o contexto, a história, plot twist e o grande final. (ou não tão grande assim)
É uma lista pessoal, com uns tques alheios também e quem sabe com sugestões de você leitor podemos fazer novas partes dessa lista heim?!
Então vamos a lista:

1° Mártires / Martyrs
França / 2008 / Nota IMDb: 7,1


Sinopse:
França, começo dos anos 70. Lucie uma garota de 10 anos, esteve desaparecida por um ano quando é finalmente encontrada numa estrada, louca e desorientada, sem conseguir contar o que aconteceu.
Seu corpo apesar de maltratado não tem indícios de violência sexual, o que dificulta a identificação do responsável pelo seu desaparecimento. 15 anos depois ela está completamente fora de controle, em busca dos responsáveis por todo aquele sofrimento.
Reflexão Pessoal:
É um pesado, não assemelho a Jogos Mortais (que é apenas nojento), pra ver Mártires tem que te estomago para as crueldades e para as verdades que vai se revelando no decorrer do filme. No final você entende tudo e por mais que seja grotesco e doentio te faz refletir sobre religião e até onde pode ir a curiosidade sobre espiritualidade de certas pessoas.
 Nota pessoal: 7

2° StoneHeart Asylum
Estados Unidos / 2014 / Nota IMDb: 6,8

Sinopse:
Um jovem recém graduado na faculdade de medicina assume um cargo numa instituição mental e logo se vê apaixonado por uma de seus colegas - e tal distração não permite que ele perceba uma terrível mudança no corpo de funcionários.
Reflexão Pessoal:
Baseado na obra de Allan Poe, o diretor Brad Anderson soube muito bem manipular a história. É um suspense psicológico. É o tipo de filme que você passa ele inteiro tentando entender o que ta acontecendo. E claro, o final te surpreendendo novamente.
Nota pessoal: 8

3° A Onda / Die Welle
Alemanha / 2008 / Nota IMDb: 7,6
Sinopse:
Em uma escola da Alemanha, alunos tem de escolher entre duas disciplinas eletivas, uma sobre anarquia e a outra sobre autocracia. O professor Rainer Wenger (Jürgen Vogel) é colocado para dar aulas sobre autocracia, mesmo sendo contra sua vontade. Após alguns minutos da primeira aula, ele decide, para exemplificar melhor aos alunos, formar um governo fascista dentro da sala de aula. Eles dão o nome de "A Onda" ao movimento, e escolhem um uniforme e até mesmo uma saudação. Só que o professor acaba perdendo o controle da situação, e os alunos começam a propagar "A Onda" pela cidade, tornando o projeto da escola um movimento real. Quando as coisas começam a ficar sérias e fanáticas demais, Wenger tenta acabar com "A Onda", mas aí já é tarde demais.
Reflexão Pessoal:
É um ótimo filme retratando como é uma manipulação em massa. E no que afeta a sociedade. Não teria um exemplo melhor para retratar o anarquismo.
 Nota pessoal: 10

4° Adaptação / Adaptation
Estados Unidos / 2002 / Nota IMDb: 7,7

Sinopse:
O diretor Spike Jonze criou uma brilhante comédia que mistura personagens e situações fictícias com as vidas de pessoas reais: o obsessivo caçador de orquídeas John Laroche (Cooper), uma jornalista de Nova York - Susan Orlean (Streep), o roteirista de Hollywood Charlie Kaufman (Cage) e seu irmão gêmeo Donald (Cage também). À medida que Charlie se esforça para adaptar o livro best seller da autora Orlean intitulado ?O ladrão de orquídeas?, ele acaba incluindo-se no roteiro de seu próprio filme. As diversas histórias acabam chocando-se, criando um filme rico e imaginativo. Adaptação, o filme mais comentado do ano, é um drama hilário e uma comédia comovente ao mesmo tempo.

Reflexão Pessoal:
O próprio titulo já entrega o desenrolar desse filme genial. Muito obvio a questão que já estudamos e presenciamos nas escolas com Darwin e na vida com nossos tropeços. Apesar de não ser um assunto diferente, para cada pessoa sofremos por um desenvolvimento de complexidade pelo necessidade de se adaptar (principalmente pra nós seres tímidos que nunca encontramos em algo pra se encaixa). E vendo este filme se sofre ao lado do personagem de Nicolas Cage. Pode parecer deprê, mas com certa medida de comédia.
 Nota pessoal: 10

5° Ilha do Medo / Shutter Island
Estados Unidos / 2010 / Nota IMDb: 8,1


 Sinopse:
1954. Teddy Daniels (Leonardo DiCaprio) investiga o desaparecimento de um paciente no Shutter Island Ashecliffe Hospital, em Boston. No local, ele descobre que os médicos realizam experiências radicais com os pacientes, envolvendo métodos ilegais e anti-éticos. Teddy tenta buscar mais informações, mas enfrenta a resistência dos médicos em lhe fornecer os arquivos que possam permitir que o caso seja aberto. Quando um furacão deixa a ilha sem comunicação, diversos prisioneiros conseguem escapar e tornam a situação ainda mais perigosa.
Reflexão Pessoal:
Sustinhos de leve, uma fotografia incrível, e tem o Leozinho! <3 p="">
Tem a pegada de Stonehearst Asylum, o contexto, a inteligência e insanidades dos personagens. Você acha uma coisa, é outra. Que nem o personagem se identifica ali hahaha Todos Perdidos...Mas é um excelente filme que como sempre tem a surpresinha típica de mindfucks.
 Nota pessoal: 8

6° Donnie Darko
Estados Unidos / 2001 / Nota IMDb: 8,1



Sinopse:
Donnie (Jake Gyllenhaal) é um jovem brilhante e excêntrico, que cursa o colegial mas despreza a grande maioria dos seus colegas de escola. Donnie tem visões, em especial de um coelho monstruoso o qual apenas ele consegue ver, que o encorajam a realizar brincadeiras destrutivas e humilhantes com quem o cerca. Até que um dia uma de suas visões o atrai para fora de casa e lhe diz que o mundo acabará dentro de um mês. Donnie inicialmente não acredita na profecia, mas momentos depois um avião cai bem no telhado de sua casa, quase matando-o. É quando ele começa a se perguntar qual o fundo de verdade da sua previsão.
Reflexão Pessoal:
Esse filme é porreta! Sempre está e qualquer lista. Dificil entendimento, o que o faz o rei dos MindFUCKS. Aborta física quântica, teoria do tempo, religião, etc. Pra entender o filme é necessário o básico de entendimento sobre buracos de minhocas, teoria da relatividade e saber brisar muito. Só assim você entenderá eventos como a vovó morte, a turbina do avião, o machado na estátua de bronze, etc.
 Nota pessoal: 10

7° Cisne Negro / Black Swan
Estados Unidos / 2010 / Nota IMDb: 8,0


Sinopse:
Beth MacIntyre (Winona Ryder), a primeira bailarina de uma companhia, está prestes a se aposentar. O posto fica com Nina (Natalie Portman), mas ela possui sérios problemas pessoais, especialmente com sua mãe (Barbara Hershey). Pressionada por Thomas Leroy (Vincent Cassel), um exigente diretor artístico, ela passa a enxergar uma concorrência desleal vindo de suas colegas, em especial Lilly (Mila Kunis). Em meio a tudo isso, busca a perfeição nos ensaios para o maior desafio de sua carreira: interpretar a Rainha Cisne em uma adaptação de "O Lago dos Cisnes".
Reflexão Pessoal:
Gosto desse filme pelo modo como retrata a personagem excêntrica de Natalie Portman. Apesar de não considerar o melhor filme, ele brilha pelo talento dos atores e pelo final eletrizante.
 Nota pessoal: 7

8° O Melhor Lance / La migliore oferta
Italia / 2013 / Nota IMDb: 7,8

Sinopse:
Em um mundo de leilões finíssimos de arte e antiguidades, Virgil Oldman (Geoffrey Rush) é um velho e estimado, porém excêntrico gênio especializado em arte, conhecido e apreciado por todos. Oldman é contratado por uma jovem herdeira solitária, Claire Ibbetson (Sylvia Hoeks), para leiloar sua extensa coleção de arte e antiguidades deixada por seus pais. Por alguma razão, Claire sempre se recusa a aparecer em público. Robert (Jim Sturgess) ajuda Oldman a restaurar e remontar estranhas partes mecânicas encontradas entre os pertences de Claire, enquanto o aconselha a como ficar amigo dela e lidar com os sentimentos que nutre por ela.

Reflexão Pessoal:
Finalmente um filme tudo a ver com arte! Apaixonante do começo ao fim. Não sei se fico pensando no plot twist ou na inteligência que caracteriza o filme. Não existe só a beleza, mas é uma junção intrigante com a arte e o excentricíssimo egocêntrico.
 Nota pessoal: 9

9° Clube da Luta / Fight Club
Estados Unidos / 1999 / Nota IMDb: 8,9


Sinopse:
Jack (Edward Norton) é um executivo jovem, trabalha como investigador de seguros, mora confortavelmente, mas ele está ficando cada vez mais insatisfeito com sua vida medíocre. Para piorar ele está enfrentando uma terrível crise de insônia, até que encontra uma cura inusitada para o sua falta de sono ao frequentar grupos de auto-ajuda. Nesses encontros ele passa a conviver com pessoas problemáticas como a viciada Marla Singer (Helena Bonham Carter) e a conhecer estranhos como Tyler Durden (Brad Pitt). Misterioso e cheio de ideias, Tyler apresenta para Jack um grupo secreto que se encontra para extravasar suas angústias e tensões através de violentos combates corporais.

Reflexão Pessoal:
Talvez o melhor filme dessa lista, se não um dos melhores já lançados. Não é só um preferido, quem já viu entende e ama esse filme assim como eu. Sem contar com a perfeição das divinas atuações, da surpresa da ideia do filme, tem muita porrada também. :D
 Nota pessoal: 10

10° Capitão Fantástico 
Estados Unidos / 2016 / Nota IMDb:7,9


Sinopse: Nas florestas do estado de Washington, um pai cria seus seis filhos longe da civilização, em uma rígida rotina de aventuras. Ele é forçado a deixar o isolamento e leva sua família para encarar o mundo, desafiando sua ideia do que significa ser pai.

Reflexão Pessoal: Ainda não cheguei numa conclusão do que pensar a respeito desse filme. Mas gosto muito e se tornou um dos meus favoritos. A fotografia é linda, a história bizarra, estilo de vida é mais bizarro ainda, mas é algo que me encantou. Se gostaria de viver algo semelhante? Poderia tentar. Daria certo? Sinceramente, aquilo que é desconhecido sempre dá certo receio. Se não tentar, se não experimentar não teria como saber...
Nota pessoal: 10

11° A Chegada
Estados Unidos / 2016 / Nota IMDb: 8,0


Sinopse: Naves alienígenas chegaram às principais cidades do mundo. Com a intenção de se comunicar com os visitantes, uma linguista e um militar são chamados para decifrar as estranhas mensagens dos visitantes.

Reflexão pessoal: Confesso não não esperava muito desse filme até vê-lo. Ele é daqueles que só vai acumulando duvidas, mas se explica perfeitamente. Ele tem uma imagem linda, cheio de fotografia espetacular, direção simbólica. Sabe aquele personagem que é angustiado? A atuação é tão boa que você sente a angustia também. 
Nota Pessoal: 8,5

12° A Escolha de Sofia
Estados Unidos / 1983 / Nota IMDb: 7,7


Sinopse: Sophie sobrevive a campos de concentração nazistas e encontra uma razão para viver em Nathan, um judeu americano brilhante, instável e obcecado pelo Holocausto. Mas a felicidade dos dois é ameaçada pelos fantasmas do passado dela.

Reflexão Pessoal: PERFEITO.PERFEITO.PERFEITO
Nota: 1000



quinta-feira, 17 de agosto de 2017

Lista - 5 filmes/series que me fez pensar sobre a vida

Adoro fazer listas, listas de mercado, listas de afazeres, lista de trabalhos, listas dos melhores atores/atrizes, listas de músicas, listas de filmes...

Neste blog mesmo já tem alguns ahaha, e outros até foram apagados (nem lembro pq apaguei, mas como atualizei o blog, resolvi renovar).

De qualquer maneira o conteudo é simples e pessoal (talvez nem tanto, já que estou expondo), mas certas coisas merecem ser expostas, por que certamente alguém pode se interessar e ir atrás também.

Isso é o caso de filmes. O tema desse post.

Filmes, trilhas sonoras, fotografia, direção. O que mais presto atenção além da historia e roteiro que devem ser perfeitos, originais. Embora alguns não sejam, é de se conformar com a beleza visual que transparece maravilhosamente.

Essa lista é particular, não segue uma ordem e comporta um equilíbrio entre a fotografia, simbolismo, roteiro, história, direção e trilha sonora. Além de que passam a ser meus preferidos para o momento. Filmes e series que me plantou sementes de mudanças, transformações pessoais e emocionais, chorei, sorri e ainda estou refletindo bastante.

Seguimos:

1- Okja



Já tem um tempo que venho mudado meu pensamento em relação a carne. Embora não consiga parar, tenho consciência que empresas e mais empresas (muitas já monopolizadas só não ve quem não quer ) ganham horrores por uma coisa que não é de extrema necessidade do ser humano. Existe muita discussão sobre o tema, ser ou não ser vegetariana? Matar ou não matar o animal? Questões que não vem a ser discorrido neste post. Mas o filme me faz pensar muito em relação a isso, e tudo aquilo que nos faz questionar, merece ser questionado, discutido e refletido por todos. Não para causar intriga, e sim para mudar e melhorar o comportamento. Aceito criticas e debates em relação a isso nos comentários! Fico a disposição para ler argumentos e dar os meus, se for o caso.


2- Big Little Lies



Fiquei chocada! A serie é baseada no romance homônimo de Liane Moriarty. Ainda não li o livro, mas esta na minha outra lista de leituras fictícias, por que quando vale a pena ler, não importa se demora um pouco.
Essa serie, traz consigo tanto simbolismo que achei genial a composição, por exemplo, em uma cena que tem uma briga com cortes de cenas das ondas batendo nas pedras com força. Aquilo, foi simplesmente intenso, impactador.
Se for pensar mais ainda em símbolos, em todo instante os personagens estão olhando o mar, passando pelo mar, pensando entre o vai e vem das ondas do mar. E como significado simbólico, segundo o site simbolos:
"O mar simboliza a dinâmica da vida, os nascimentos, as transformações, a morte, e os renascimentos. O movimento das ondas do mar simbolizam o estado transitório da vida, a ambivalência entre a realidade e as possibilidades de realidade, representa a incerteza, a dúvida, a indecisão, podendo levar tanto ao bem como ao mal. Por isso, o mar simboliza tanto a vida como a morte."
Bem, acho que o significado já explica o dilema discutido na serie.

3- Capitão Fantastico



Esse filme, é o que mais tem me mudando em relação a muitas coisas...
Ele é bem colorido, alegre, divertido e critico. Me senti nostálgica, pensativa e desejando poder algum dia participar de alguma experiencia parecida. Eu fiquei encantada.
Para quem viu provavelmente se questiona se aquele estilo de vida dá realmente certo. Certamente fiquei encantada, mas claro que tive a mesma duvida. Alguém ja tentou e sobreviveu para contar? haha
Porque amei o filme? Ele é questionador sobre o estilo de vida consumista, tem natureza e uma utopia que te faz encarar a duvida do que você acha que seria bom para você e o mundo.


4- The Oa



Essa serie é linda! Eu chorei "caralhas" no final. É uma serie diferente, uma ideia brisada haha Mas eu gosto muito de coisas malucas, porquê te faz querer compreender aquilo que é lúdico, te emociona por ser diferente do que já se viu, te ensina a ser sensível através da arte, dos movimentos, da historia. Eu me sensibilizei, com o sobrenatural que te transporta para além do que pode ser a morte.
A serie deixa duvidas que ainda não foram explicadas, mas foi confirmada uma 2° temp. que deve explicar. E aquilo que não se explica a gente cria teorias e ta tudo certo. kkk

5- Escolha de Sofia



Old but Gold.
Certeza que você já ouvia a expressão usada para dilemas "como a escolha de Sofia", então, é exatamente sobre esse filme!
A Escolha de Sofia é um romance de William Styron, livro publicado em 1979 e o filme que estreou em 1982.
Brilhante, lindo, cheio de referencias, expectativas, amor, ódio. Você sente aquilo que o personagem sente. Meryl Streep como sempre diva, lacradora do universo cinematográfico.
Tem uma fotografia IM-PE-CA-VEL, as cores vibrantes mostrando alegria, as cores frias sintonizadas com a tristeza.
E claro, a escolha da Sofia. Lembra sobre se colocar na pele do personagem? Você se pergunta qual seria sua escolha. O que e como essa escolha afetaria sua vida? E não só questionar sobre o contexto do dilema da Sofia, mas todos nós, como seres humanos investidos de erros e acertos, perguntamos a si mesmos que escolha tomar diante de uma duvida que pode mudar totalmente nosso rumo.

sábado, 1 de abril de 2017

A Enorme Coleção de Mapas




A coleção do mapa de David Rumsey foi iniciada há 30 anos e contem mais de 150.000 mapas. A coleção concentra-se em raros mapas do século 16 e 21 do Norte e América do Sul, bem como mapas do mundo, Ásia, África, Europa e Oceania. A coleção inclui atlas, mapas da parede, globos, geografias da escola, mapas do bolso, livros da exploração, cartas marítimas, e uma variedade de materiais cartográficos e os mapas do manuscrito. Os itens variam na data de cerca de 1550 até o presente.
A digitalização da coleção começou em 1996 e agora há mais de 75.000 itens on-line, com novas adições adicionadas regularmente. O site é gratuito e aberto ao público. Aqui os espectadores têm acesso não apenas a imagens de alta resolução de mapas que são extensivamente catalogados, mas também a uma variedade de ferramentas que permitem aos usuários comparar, analisar e visualizar itens de maneiras novas e experimentais.




Os mapas são especialmente adequados para digitalização de alta resolução devido à grande quantidade de informações detalhadas que contêm. Em sua forma original, mapas e atlas podem ser grandes, delicados e difíceis de manejar. A digitalização aumenta sua acessibilidade e, quando combinada com catálogos on-line, eles podem ser pesquisados ​​de várias maneiras. O site permite o acesso público a mapas raros que foram escondidos ou disponíveis apenas para alguns.
Materiais criados na América e que ilustram a evolução da história do país, cultura e população distinguem a coleção. A inspeção cuidadosa dos mapas revela frequentemente o crescimento e o declínio das cidades, as escavações mineiras, o desdobramento das estradas de ferro e a "descoberta" do Oeste americano por exploradores europeus. A coleção também inclui impressões europeias contendo mapas das Américas que foram influentes para cartografistas americanos, bem como mapas de outras partes do mundo distinguido por grande artesanato, significado e beleza.

David Rumsey doou todo o seu mapa físico à Universidade de Stanford, onde está alojado no David Rumsey Map Center, na Biblioteca de Stanford . O Rumsey Map Center está aberto para os dias úteis da semana das 17h às 17h e às manhãs da semana, mediante marcação. Stanford também arquiva toda a coleção de mapas digitais de Rumsey no Repositório Digital de Stanford. Rumsey continua a fazer sua coleção disponível on-line em www.davidrumsey.com


domingo, 19 de março de 2017

ESTES 15 PROVÉRBIOS CELTAS IRÃO TE AJUDAR A PASSAR POR QUALQUER COISA


1. “Quanto maior o seu destino, maior o preço”

Às vezes pensamos que porque a estrada é difícil, o resultado final não vai valer a pena. Nós consideramos a possibilidade de desistirmos e sucumbirmos ao caminho mais fácil. Mas como este provérbio nos lembra, nada que valha a pena foi alcançado através da facilidade.


2. “Cuidado com o que você deseja, pois os deuses podem conceder a você”

Este diz muito. Nossos pensamentos e desejos são mais poderosos do que a maioria das pessoas imaginam. Nossos desejos e anseios são capazes de se manifestarem, especialmente se colocamos muita energia para eles. Pense no que vai dizer antes de dizer, porque pode acabar obtendo.